Capa de Edson Angelo Muniz

 


Teobaldo Franco

 

Palavras de Teobaldo Franco

no dia do lançamento deste livro:

 

 Obrigado, Senhor, pela oportunidade que me dá de mais uma vez poder publicar um livro. Obrigado por me dar força nos momentos difíceis e nessas tantas dificuldades agradeço por colocar em meu caminho pessoas que sempre me apoiaram e sabem que depois da tempestade sempre vem a calmaria. Agradeço por me dar uma família maravilhosa que sempre me compreendeu e também sempre me apoiou.

Obrigado, Yasmin, minha filha, e Adriely, minha esposa, pela  paciência nas horas de ausência.

Deus, agradeço por colocar comigo nessa nova caminhada empresa e empresários que sabem que um incentivo cultural é bem mais que um simples patrocínio. A eles o meu eterno carinho e sincero agradecimento:

Obrigado, Maria do Socorro Sampaio Alves Pricinoti, Vânia Silva Dutra de Medeiros, Marilda Pereira Duarte (ESTILO TELECOM) pelo carinho, atenção e pela excelência como empresarias.

Obrigado Sr. Hélio Vilarinho (AUTO POSTO UNIVERSITÁRIO) pelo incentivo.

Agradeço ao Sr. Luis Antonio Dantas (Lula), gerente da (LOJA ARCO-ÍRIS), pela atenção e bom atendimento.

Obrigado Sr. Silvio Silvestre e Sr. Elton Angelo, presidente da CDL, pela atenção a mim prestada.

Agradeço também ao Sr. Jaime Ananias da Silva e a todos da IDEAL TURISMO pelo carinho de sempre e por ser mais uma vez um parceiro presente.

Obrigado ao SUPERMERCADO SUPRA, nas pessoas de seu gerente, o Sr. Ronaldo Sena, e da Srta. Daniela, pela prática do bom atendimento.

Agradeço ao Sr. Ricardo Alves, da Cancella Veículos, e a todos do SISTEMA CANCELLA DE COMUNICAÇAO pelo incentivo.

Obrigado à Sra. Andréia e a todos da empresa RODA LIVRE pela confiança neste trabalho.

Agradeço ao Sr. Valter Rodrigues de Oliveira e ao Sr.Vander Alves Junior, da empresa EMPRÉSTIMOS DO AMIGO VALTINHO, pela atenção.

A todos da DROGARIA SÃO JOSÉ, em especial ao Sr. Paulo Henrique Andrade, grande amigo e parceiro.

Obrigado também ao amigo Beto do BETHU’S BAR E CHURRASCARIA, à AUTO ESCOLA ANA PAULA, na pessoa da Sra. Dalva e do Sr. Elci.

Obrigado ao competente profissional liberal que é, o advogado DR. ALTAIR DONIZETE FRANCO pelo apoio cultural.

Agradeço à professora Jaida Abadia de Carvalho, graduada em letras, pelo incentivo, pela critica e pelo excelente trabalho realizado na correção deste livro sem cobrar custo algum.

Obrigado também ao professor, escritor, membro acadêmico da ALAMI, meu amigo José Maria Franco de Assis, por ter aceitado meu convite para fazer a apresentação deste trabalho, e tê-lo feito de forma tão carinhosa e com tanta atenção. Muito obrigado.

Agradeço também à Escola municipal Cime Tancredo de Paula Almeida e a Escola Municipal Bernardo José Franco pelas primeiras oportunidades oferecidas e a Escola Estadual Governador Israel pinheiro pelo carinho de sempre.

Obrigado à diretora Sra. Ilza e a todos os funcionários da Biblioteca municipal Senador Camilo Chaves Junior por gentilmente nos ceder seu auditório para a noite de lançamento desta obra.

Obrigado ao Senhor Edson Angelo Muniz, amigo, padrinho, escritor, acadêmico membro da ALAMI, e a todos os funcionários da EGIL, pela paciência, pelo incentivo e como sempre, também pelos bons serviços prestados.

A todos que de alguma forma contribuíram para que “Mistérios No Tijuco” fosse publicado, agradeço senhor. Que sua luz divina jamais se afaste de nossos caminhos e que possamos crescer sem jamais prejudicar ninguém.

                                                  

"Leia. Quando lemos nos tornamos crianças com ações e sentimentos sem maldade." (Teobaldo Franco).     

 

 

* * * * *

 

Depoimento da quarta capa

 

 

Nosso irmão do meio nasceu no dia 9 de dezembro de 1984, em Ituiutaba, MG. O único filho homem de Milton Silveira Franco e Terezinha Franco de Jesus, pequenos agricultores de nossa região. Teobaldo cursou os primeiros anos de estudo na Escola Municipal Francisco de Oliveira Carvalho, ali mesmo na zona rural, em um ranchinho de pau-a-pique cedido pelo Sr. José Divino Franco, o “Vô Juca”.

No ano de 2000, com 15 anos incompletos, Teobaldo publicava seu primeiro trabalho no livro “Coletânea Brasil 500 anos”, obra da Prefeitura Municipal.  

Em 2001 viria a publicação de seu primeiro livro, “A serra do São Lourenço”, um livro infantil, com grande apreciação, e já em 2002 publicava a sua 2.a edição, esgotada em poucos meses. Também em 2002 mudávamos da fazenda para a cidade de Ituiutaba. Começava então uma nova vida para a família.

Trabalhando no comércio da cidade, Teobaldo começou a trabalhar na Rádio Difusora AM, em suas antigas instalações na Avenida 17, com o exigente e competente “Homem do Rádio” Dr. Jeuid Abdulmassih. O rádio sempre foi uma grande paixão para nosso irmão. Lá conheceu pessoas novas e fez vários amigos.

Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, ainda em 2002, e trabalhou no comércio local.

Em 2004, no mês de setembro casou-se com Adriely de Araújo Borges Franco e no mesmo mês, no dia 16, lançava o seu segundo livro, “O pescador de sonhos”, de contos e poemas. Em dezembro de 2005 nascia Yasmin, sua filha, nossa sobrinha. Nesse mesmo ano, Teobaldo tomava posse na ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba — ocupando a cadeira 47, cujo patrono é o inesquecível César França.

Somos uma família humilde, mas de gente que ama gente e que se orgulha de ter um filho e um irmão escritor. 

 

 

Maria Angélica Franco,

grauduada em Pedagogia, pela UEMG,

e Tatiane Silveira Franco

 

 

* * * * *