Artigo

de

Edson Angelo Muniz

 

Professora-Palhaça
   

A versatilidade é uma marca registrada dos acadêmicos da ALAMI. Afinal o próprio nome já diz tudo: Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba.

Muitas vezes um membro ocupa uma cadeira de letras, por exemplo, mas atua também nas artes plásticas ou na música, ou até nas três, por que não?

Na segunda-feira desta semana, durante a qual se comemora o dia do circo, a professora Valnice Pereira, acadêmica da ALAMI, ocupando a cadeira 51, na câmara de letras, que também já gravou um CD de uma tabuada cantada, deu um show na Escola Municipal Machado de Assis e na Escola Estadual Governador Clóvis Salgado, nas quais trabalha como professora de literatura, na primeira, e como alfabetizadora, na segunda, se apresentando para trabalhar vestida de palhaça. Foi um alvoroço a sua chegada, pois as crianças a receberam de maneira hilariante, parecendo não acreditar que aquilo pudesse estar acontecendo.

Durante a aula, a professora Valnice fez brincadeiras, cantou músicas de circo, fez muitas palhaçadas e aproveitou para lançar seu livro Dia do circo, todo escrito em literatura de cordel, no qual ela procura difundir a cultura circense, como forma de preservar esse valor cultural inestimável.

Com essa atividade, a professora descobriu, com pesar, segundo ela, que “existe uma grande quantidade de crianças de dez a doze anos que nunca foi a um circo, o que é lastimável, pois o circo é uma cultura de aproxi-madamente quatro mil anos que não podemos deixar morrer. Estou dando minha contribuição para evitar que isto aconteça”, concluiu.

Com esse seu gesto ganhou o circo, mas ganhou muito mais as crianças das doze salas de aula por onde Valnice Pereira, a Professora-Palhaça, passou, pois tiveram uma aula diferente e muito mais interessante, tenho certeza, do que as tradicionais.

Parabéns, professora Valnice, e colega de academia, por mais esta brilhante iniciativa e por mais esse lançamento de livro.

 

* * * * *       

Clique aqui e leia outros artigos

de Edson Angelo Muniz
 

* * * * *