Prefácio da 2.a edição do livro


 

 

do escritor tijucano José Maria Franco de Assis

 

 

 

 

São Vicente é uma obra na qual José Maria Franco de Assis relata a história de vida e de luta de Landinha e Joãozinho — seus pais —, entremeadas com histórias fictícias envolvendo a labuta diária dos moradores da Fazenda São Vicente, onde o autor-personagem viveu toda a sua infância.

As histórias aqui narradas, de um passado não muito distante, muitos jovens de hoje, que só pensam em videogame, computador e celular, não tiveram a oportunidade de viver, mas a magia da literatura, muito bem empregada pelo autor, mostra para eles e para todos nós um retrato-falado desse tempo, que não volta mais.

Para nos deixar com a curiosidade bem aguçada, o autor criou o personagem Israel, que é uma espécie de “pau pra toda obra” e um grande sábio da Fazenda São Vicente. Israel é muito querido pelos habitantes da região, e durante toda a narrativa ele aparece, rodeado
de mistérios...

José Maria, usando de uma linguagem simples e cativante, nos emociona e nos faz viajar no tempo. E nessa viagem, tranquila e serena, sem solavancos, sem estradas ruins, sem poeira, sem acidentes catastróficos, somos levados à Fazenda São Vicente, onde passamos a viver num tempo e num espaço nos quais nunca estivemos, e nos transformamos em Izé, um menino-peão, que é um dos personagens principais desta fascinante história.

Tenho certeza de que você, caro(a) leitor(a), será mais um dos muitos Izés que já estão viajando nas páginas deste livro. Assim sendo, nos encontraremos na Fazenda São Vicente. Boa viagem!


Edson Angelo Muniz,

Escritor, genealogista, historiador, editor

e webdesingnergráfico deste site.

 

Clique aqui e leia "Prefácio", de Leila Moraes Vilela Miguel,

da 1.a edição deste livro.