Prefácio do livro


 

do escritor Pe. Lino José Correr

 

 

É um prazer prefaciar uma obra, ainda mais quando ela vem de um homem da estirpe do Pe. Lino. O título Epopéia, em sentido figurado, quer significar uma série de ações heróicas.

Na verdade, Pe. Lino nos apresenta uma espécie de “Livro dos Atos”,  isto  é, descreve a presença dos padres estigmatinos em  terras  tijucanas.  E  o  livro chega  em  boa hora: no momento em que Ituiutaba celebra os seus  100  anos  de  emancipação político-administrativa. Momento de celebração e de festa, o centenário se torna memória.

Lembrança de tudo e de todos. E aqui, de modo especial, a memória religiosa de Ituiutaba.

A história de Ituiutaba tem, na religião, um referencial forte. Ao lado dos primeiros ranchos de capim surgiu uma capela, dedicada a São José do Tijuco. O primeiro nome: arraial do São José do Tijuco. A Igreja Católica esteve presente sempre, seja através das atividades pastorais, seja através das escolas, hospitais, creches, asilos... A Igreja foi “pedreiro e servente” nesta construção.

Com alegria recomendamos a todos, principalmente aos mais jovens, a leitura desta obra que tem o carisma e a humanidade do Pe. Lino, servidor do Evangelho.
 

Em Cristo,
 

Dom Paulo Sérgio Machado,

Bispo Diocesano de Ituiutaba.