Prefácio do livro
 

ITUIUTABA CONTA
 

A SUA HISTÓRIA
 

 

da escritora tijucana Carmen Dalva Cunha Cortês

 


 

Foram-se os anos e vem a história... Um tanto serena quanto a lembrança guardada dela.

Este livro é uma grande pequena mensagem em torno de recordações e ideais, polarizando e revivendo panoramas sociais, morais e intelectuais, para ajudar a tudo e a todos a conhecer para melhor praticar.

São páginas mescladas à doçura, escritas com carinho e amor, preocupando-se em dar o melhor de si. A mestra ouviu o chamado, depôs seu ideal numa fecunda lição de amor, de conhecimento:

Para você, criança: a fim de descobrir o mundo maravilhoso da história de sua terra, rincão das Minas Gerais, pedaço do grande Brasil.

Para você, jovem: como uma réplica para compreender os sacrifícios dos nossos antepassados, conscientizar de seu dever na realização do seu alto papel histórico nas terras de São José do Tijuco.

Para você, mestre ituiutabano: que tem a sublime missão de trazer à alma da juventude a ressonância e a melodia de sonhos, lutas e ideais realizados em Vila Platina.
Para você: que viu a beleza dos campos dos caiapós se transformarem em cidadezinha tranqüila e hoje em alevantada cidade.
Para todos aqueles que querem conhecer o tesouro histórico da terra dadivosa — Ituiutaba e a capacidade de trabalho de sua gente.

A dedicada mestra despertou num agir sereno, silencioso e correto. Abriu o caminho da verdade, caminhou, estudou, pesquisou e lutou para apresentar em estilo leve e colorido, em linguagem simples e expressiva, um livro útil.

Trouxe ao presente e ao porvir a lembrança de alegrias vividas na infância perdida de nossa Ituiutaba e a fixação feliz de seus aspectos típicos.

E, no pórtico dessa obra, felicito a autora pela contribuição que traz ao ensino e ao saber, formulando que tenha recompensas em proporções justas ao valor e à grandeza do seu trabalho que reconstruiu aspectos antigos e paisagens desfeitas da vida ituiutabana.

Saibam ler, entender, sentir e amar o florescer de uma pequena cidade do interior a caminho de seus momentos de grande esplendor.
 

Carmen,

Aqui posso dizer o que gostaria dia a dia de lhe dizer:

— Seu livro é um presente aberto, florindo para Ituiutaba em flor.
 

Maria Ignez de Oliveira Dantas,

Orientadora de Ensino.