Brasão Pe. Leandro
 

        

         

Pe. Leandro Costa nasceu em Santa Adélia, SP, Brasil, em 15 de julho de 1982, e foi ordenado em 7 de março de 2008, por Dom Francisco Carlos da Silva, Bispo Diocesano de Ituiutaba, MG.


Brasão sacerdotal — Escudo português, esquartelado; no 1.º quartel, em campo verde, as armas da Família Costa, em prata; no segundo quartel, em campo marrom, uma flor-de-lis, em ouro, simbolizando São José, Patrono Universal da Igreja; no terceiro quartel, em campo azul, uma estrela de 12 pontas, em prata, símbolo da Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e Estrela da Evangelização, e uma barca, em marrom, simbolizando a Igreja, em meio às águas revoltas do mundo; e no quarto quartel, em campo vermelho, a coroa de Santa Adélia, padroeira da cidade natal de Pe. Leandro. No centro do escudo, uma cruz, em prata, símbolo do cristianismo. Encimando o escudo, o símbolo dos brasões sacerdotais: o chapéu prelatício, em preto, com seu interior forrado de vermelho, cordões e borlas, em preto. As borlas, em número de duas, são dispostas uma de cada lado do escudo. No listel em prata, forrado de vermelho, está impressa, em preto, a legenda, em latin, Hominis pescator, que significa “Pescador de homens”, tirada do Evangelho de
São Lucas, capítulo 5, versículo 10.

 

 

Significado das cores:
 

Ouro / amarelo — caridade e Excelência da Nobreza.
Prata / branco — fé, Pureza, Integridade.
Azul — justiça, cuidado pela doçura, lealdade, inocência e piedade.
Vermelho — fortaleza, bons cuidados, valorosidade, fidelidade, alegria e honra.
Verde — silêncio, abundância, amizade e esperança.
Marrom — responsabilidade, constância e maturidade.
Preto — prudência, cuidados humanos, modéstia, temor, discrição.


_________________
 

Colaborou na criação deste brasão, bem como na sua descrição, o ituiutabano Edson Angelo Muniz, historiador, genealogista, autor e editor dos livros “Família Muniz — Tronco do Triângulo Mineiro” e "O robô de bom coração", estudioso da Heráldica e membro da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba. A montagem deste brasão, em CorelDraw, também foi feita pelo design gráfico Edson Angelo Muniz.

* * * * *    

Clique aqui para voltar ao Menu

"Estudos sobre Heráldica e Vexilologia"

na página de Edson Angelo Muniz

 

 

* * * * *