Brasão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

de Capinópolis

 

 

 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Capinópolis, foi criada em 15 de agosto de 2001, por Dom Paulo Sérgio Machado, então Bispo Diocesano da Diocese de Ituiutaba, desmembrada da Paróquia São Pedro e São Paulo.

Em 2011, a Paróquia passa a ter o seu brasão, criado por Edson Angelo Muniz — Mineiro de Ituiutaba. Poeta, historiador, genealogista, autor e editor do livro “Família Muniz — Tronco do Triângulo Mineiro” (genealogia e história) e “O robô de bom coração” (ficção). A criação deste brasão teve a orientação e supervisão de Pe. Leandro Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, natural de Santa Adélia, SP, ordenado em 7 de março de 2008, por Dom Francisco Carlos da Silva, Bispo Diocesano de Ituiutaba, MG.

 

 

 

        

         Descrição do Brasão — Escudo pleno, português, em azul. Atrás do escudo, a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em ouro, simbolizando a Evangelização. No centro do chefe, uma coroa em vermelho, cravejada de ouro e prata, simbolizando a realeza de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. No abismo, o monograma de Maria, formado pelas letras “M” e “A” — que representam a saudação angélica "Ave Maria" —, sobrepostas, entre um círculo formado por doze estrelas, tudo de prata — as doze estrelas representam os 12 Apóstolos que circundam Maria que é Mãe da Igreja e Rainha do Céu e da Terra. Na ponta do escudo, o número 2001, em prata, indicando o ano de criação da paróquia. Ladeando o escudo, duas flores de lírio, de branco e verde natural, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, representando o florescer do Evangelho. Sob todo o conjunto, um listel de prata, forrado de vermelho, com o nome “Paróquia Nossa Senhora Aparecida” escrito em letras maiúsculas, de azul. Abaixo do listel, em preto, o nome da cidade e a sigla do estado onde se localiza a paróquia: "Capinópolis - MG".

* * * * *    

Clique aqui para voltar ao Menu

"Estudos sobre Heráldica e Vexilologia"

na página de Edson Angelo Muniz

 

 

* * * * *