Edson Angelo Muniz

é autor do livro de genealogia


Capa de Edson Angelo Muniz

 

Lançamento dia 27 de setembro de 2002

 

MANCHETES NOS JORNAIS

DE ITUIUTABA

Diário Regional

1.º de outubro de 2002

Livro "Família Muniz"

foi lançado sexta-feira

        Um importante documento foi lançado no final de semana (27), na Fundação dos Rotarianos de Ituiutaba, o livro de autoria do escritor e gráfico Edson Angelo Muniz, denominado "Família Muniz - Tronco do Triângulo Mineiro". O evento foi coroado de sucesso através da presença maciça e o prestígio de autoridades de vários segmentos, familiares e simpatizantes da boa leitura.

        Segundo o autor, o lançamento superou suas expectativas, com união e amor dos convidados. "Espero que essa obra proporcione felicidade para quem a ler e que, se Deus quiser, num futuro próximo, a gente consiga fazer um segundo volume, melhorando ainda mais a quantidade de nomes de pessoas e de fotos", disse Edson ao Diário Regional. O livro ainda fez referências às famílias Severino e Souza Lima, bem como outras famílias tijucanas.

        Edson Muniz pretende dar continuidade à carreira, terminando a obra com a parte genealógica da família do pai dele, João Angelo de Oliveira (Neinho). "Estou muito feliz e hoje pude perceber que tenho tudo: que são os meus amigos. Agradeço ao prefeito de Ituiutaba, Públio Chaves, à Fundação Cultural de Ituiutaba e à Gráfica EGIL, onde trabalho há quase 30 anos, o que representa uma vida".

        Para a Fundação Cultural é uma honra ser parceiro, assegura o presidente do órgão Dr. Rerivaldo de Souza Marques: "Essa família grandiosa é importante em todo o rincão das Minas Gerais. Quem semeia livros, colhe uma sociedade mais inteligente, justa e harmoniosa".

        O representante da família Muniz na Câmara Municipal de Ituiutaba, vereador Juarez José Muniz, recordou que este livro é um grande passo, impulsionado pelo amigo Edson, que há cerca de trinta anos desenvolve a 'obra- prima' referida: "Desejo sugerir que este foi o primeiro acontecimento e que continue cada ano tendo a festa da Família Muniz em Ituiutaba".


Jornal do Pontal, 2 de outubro de 2002

Lançamento do Livro

FAMÍLIA MUNIZ

TRONCO DO TRIÂNGULO MINEIRO,

foi muito concorrido.

 

        No dia 27 de setembro p.p. aconteceu o tão esperado lançamento do livro Família Muniz, de Edson Angelo Muniz, com a participação de vários parentes e amigos do autor, de Ituiutaba e de várias cidades da região, inclusive de estados vizinhos, e de várias autoridades ituiutabanas e de toda região, dentre elas destacamos: Dr. Públio Chaves (Prefeito de Ituiutaba), Dr. Rerivaldo Souza Marques (Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba), Dr. Hélio Benício de Paiva (Advogado, Escritor e Historiador), Mauro Alves Pereira (Vice-presidente do Rotary Club Ituiutaba 16 de Setembro), Vereador Juarez José Muniz (Representante da Câmara Municipal de Ituiutaba), Vereador Carlos Rosado Muniz (Representante da Câmara Municipal de Gurinhatã), Sandro Severino Muniz (Gerente da CEF de Santa Vitória), Prof.ª Dalva Muniz de Almeida (Coordenadora de Comunicação e Relações Públicas da Fundação Educacional de Ituiutaba e suas unidades de ensino ISEPI/ISEDI).

* * * * *

        Vamos transcrever aqui trechos de alguns pronunciamentos sobre a obra e o autor, na noite do lançamento:

"Caríssimo Edson: uma página impressa não é como uma folha que balança ao vento, ela passa para a eternidade. Consequentemente, a sua obra ficará para as gerações futuras, mostrará a sua inteligência, o seu cuidado com a cultura, em favor de nossa comuna, em favor do nosso município."

Dr. Públio Chaves

(Prefeito de Ituiutaba - 1997/2004 e 2009/2010 –
Acadêmico e Comendador da ALAMI)

 

"Pela contribuição com a história, com a cultura, com a sociedade, pelo lançamento do livro Família Muniz, pedimos a todos uma calorosa salva de palmas para o autor Edson Angelo Muniz, que merece esta homenagem."

Dr. Rerivaldo Souza Marques

(Advogado – Presidente da Fundação Cultural de Ituiutaba

Acadêmico da ALAMI )

 

"Sinto-me honrado e feliz de pertencer às famílias Muniz, Severino e Souza Lima, que constam no livro Família Muniz, do Edson Angelo Muniz, a quem parabenizamos, porque ele está agregando neste livro uma grande família, e contando histórias que muitas pessoas só vão ficar sabendo através deste trabalho."

Juarez José Muniz
(Vereador por Ituiutaba)

 

"Aos 24 anos, em 1980, Edson resolve esmiuçar, fuçar as raízes da sua família. Naturalmente começou com a recitação dos quatro costados: os dois avós maternos e os dois avós paternos. E esse trabalho ele desenvolveu durante 22 anos. Caros amigos, para ser genealogista, para conseguir estabelecer a árvore de uma geração, de um parentesco, é preciso, segundo todos os autores, ter pelo menos 3 pês: Paciência, Perseverança e Perspicácia, como é o caso do nosso Edson."

Dr. Hélio Benício de Paiva
(Historiador e Advogado — Comendador da ALAMI)

 

 "O autor Edson Angelo Muniz iniciou suas atividades profissionais na Gráfica EGIL, como tipógrafo, hoje, atua nesta mesma empresa como gerente de serviços, onde a técnica e o talento, a teoria e a prática, a pesquisa e o fazer artístico, caminham lado a lado. Entre traços e rabiscos redesenha poemas e assim nasce o poeta, o pesquisador, o historiador, o escritor."

Dalva Muniz de Almeida
(Professora – Acadêmica da ALAMI)
  

* * * * *

Palavras do Autor

        "Como eu já disse e escrevi, nem mesmo eu imaginava que este meu hobby ganhasse as proporções de um livro, mas, com humildade, perseverança, amor e muita paciência, consegui conduzir este trabalho até o seu final. Houve momentos que eu até pensei em desistir, porém, muitas foram as palavras de incentivo, muitos foram os colaboradores, que fizeram com que eu não esmorecesse, e eu prossegui — prossegui e não me arrependo, e, se precisasse e pudesse voltar no tempo para recomeçar tudo de novo, eu não hesitaria em fazê-lo.

        Só um fato me deixa triste neste momento tão feliz: é não ter aqui, ao meu lado, para dividir com ele esta vitória, o meu querido pai, que partiu para a eternidade. E muito desta conquista eu devo a ele, porque o Seu Neinho não media esforços para que seus filhos estudassem e se tornassem doutores um dia. Não sou um doutor, mas sou o que meu pai e minha mãe me ensinaram a ser: sou um batalhador... sou um vencedor. Ofereço também a você, meu pai, esta minha vitória, onde quer que você esteja, e que o senhor me abençoe sempre.

        Quero externar os meus agradecimentos à minha querida mãe, Dorcina Muniz de Oliveira, pois foi ela quem deu o ponta-pé inicial para que este livro pudesse ser apresentado a vocês aqui hoje. Foi com ela, lá no ano de 1970, que eu iniciei as minhas pesquisas, portanto, ela é a minha primeira e mais amada colaboradora. Convido a minha filha Aline para entregar à minha mãe um ramalhete de flores, gentilmente doado pela Florart Floricultura, e com este gesto de carinho, quero homenagear e agradecer a todos os meus colaboradores, que sempre acreditaram que um dia o nosso livro seria realidade, e que sempre me recebiam de braços abertos em suas residências e me forneciam informações e fotos sem titubear, fazendo com que o meu trabalho ficasse cada vez mais rico e mais belo."

Edson Angelo Muniz

* * * * * 

Clique aqui para voltar ao

Menu "Livros" ou "Capas"

 

* * * * *