SÃO  JOSÉ  DO  TIJUCO

VILLA  PLATINA

ITUIUTABA

 


* * * * *
 

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA

(atual Santuário de Nossa Senhora da Abadia)

 

Em 1883, chegou ao povoado de São José do Tijuco o Cônego Angelo Tardio Bruno. Ele veio de Nápoles (Itália) e foi ele quem fez o traçado das ruas de ltuiutaba. Cônego Angelo foi Juiz de Paz, ergueu a primeira Capela da Abadia e fundou um colégio do qual foi diretor. Ele foi o quarto Vigário da Paróquia de São José, e permaneceu no cargo de 1883 a 1919.

 

Em 1907 começam os preparativos de uma comissão especial para a construção da nova Capela de Nossa Senhora d'Abadia, mas por falta de verba, a construção foi suspensa em 1910. Mas a obra não parou, e depois de muito trabalho, a capela foi concluída em 1912.

 

 

Igreja de Nossa Senhora da Abadia

 

A Paróquia da Abadia foi criada por Dom Almir Marques Ferreira, Bispo de Uberlândia, em 27 de março de 1966. Dom Almir deu à nova paróquia os seguintes limites: começando pela Avenida 17, na ponte do Pirapitinga, segue por ela atravessando a cidade até o córrego Sujo, por este sobe até sua nascente, e daí até o início do córrego São Vicente e, por este, até o rio da Prata. Segue por este até a confluência com o Rio Tijuco; segue o Tijuco acima até a desembocadura do córrego da Divisa; e sobe por este até o encontro da estrada velha de Santa Vitória e, por esta, até o ponto final. Foi instalada a paróquia e confiada aos padres estigmatinos, e o primeiro vigário foi o Pe. José lzidoro Pereira da Silva. A Paróquia da Abadia foi elevada a Santuário por Dom Paulo Sérgio Machado, em 11 de outubro de 1999.

 

Igreja de Nossa Senhora da Abadia
 

       

* * * * *

 


 

Obs.: Colaborou neste histórico Dom Paulo Sérgio Machado (foto),

que foi Bispo da Diocese de Ituiutaba de 12/10/1989 a 2009.

 

****************************************************  VOLTAR  ***************************************************