SÃO  JOSÉ  DO  TIJUCO

VILLA  PLATINA

ITUIUTABA

 


EURÍPEDES ARANTES MUNIZ "CAPITÃO"
 

 

Eurípedes Arantes Muniz é filho de João Jerônimo de Arantes e Lázara Corinta da Trindade; neto materno de Vicente José Muniz e Otília Maria da Trindade. Nasceu em Ituiutaba, MG. Esposo e pai carinhoso, homem sincero e honesto, empresário capaz, desportista atencioso que há mais de 50 anos se dedica ao futebol amador e profissional de Ituiutaba. E por tudo que fez e faz por este esporte, a Liga Ituiutabana de Futebol fez uma merecida homenagem ao "Capitão" dando o seu nome, "Eurípedes Arantes Muniz", ao Campeonato Amador de 2000, considerado como "O Campeonato do Milênio", e que foi vencido pela Ituiutabana.

Capitão foi o grande mentor da Associação Esportiva Ituiutabana, desde a sua fundação, superando todas as dificuldades comuns a times do interior. Enquanto muitos times surgiram e se extinguiram, a "Véia", como é conhecida por ser o time profissional mais antigo de Ituiutaba, completou 68 anos em 2001.

Para Capitão o maior momento do futebol em nossa cidade foi quando a Ituiutabana se profissionalizou, em 1959. São suas estas palavras: "Ituiutaba vivia um movimento muito grande de produção de arroz. Era fácil tocar um time profissional. Havia aqui mais de 100 máquinas beneficiadoras de arroz e elas ajudavam a Associação, de forma que tivemos uma equipe profissional montada naquela época, ocasião em que jogou aqui várias equipes do Rio de Janeiro: o Vasco da Gama, o Bangu (quando ele foi campeão carioca), Olaria, Bom Sucesso, Madureira... Isso só foi possível porque havia renda. Quando existe dinheiro é fácil tocar futebol. Antigamente eu enchia uma perua Kombi de jogadores e íamos disputar partidas em outras cidades, muitas vezes pagando as despesas do próprio bolso. Depois, nos anos 80, a Ituiutabana ganhou o campeonato da 2.ª Divisão com 6 pontos de vantagem e perdeu no 'Tapetão'. Desde 1958 que dirijo a Ituiutabana, que nunca ganhou nada no tapetão, porque acho que se você perdeu no campo não há o que fazer."
 

 

VOLTAR