SÃO JOSÉ DO TIJUCO

VILLA  PLATINA

ITUIUTABA

 

 

BENEDITO SANTANA

 


 

O historiador Benedito Santana nasceu em Socorro, SP, aos 2 de agosto de 1934. Viveu em Ituiutaba, MG, de 15 de maio de 1957 até seu falecimento, ocorrido em 3 de janeiro de 1999, acometido de mal súbito.

Foi seminarista, prestou serviços ao antigo Colégio São José, foi Vereador à Câmara Municipal de Ituiutaba por duas legislaturas, e durante vários anos palestrante da Igreja Católica, nos cursos de noivos, batismo e cursilhos. Foi o primeiro professor leigo a lecionar para moças no Colégio Santa Teresa, em Ituiutaba, nos anos 60. Foi funcionário do Banco do Brasil, onde, como Bacharel em Direito, exerceu também a função de instrutor de Direito Civil nos cursos de treinamento em Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades.

Publicou vários artigos na revista mineira Jurídica. Lecionou ainda na Escola Superior de Administração de Empresas de Ituiutaba.

Bendito Santana construiu sua família, fez valiosos amigos e adotou Ituiutaba como sua terra. Pesquisador e genealogista, realizou estudos sobre a origem de Ituiutaba, região a famílias, infelizmente não conseguiu editar um belo trabalho, o livro "No julgado Desemboque, Sertão da Farinha Podre", que seria o fruto de muitos estudos e de sua memória admirável.

Benedito Santana é Patrono da Cadeira N.º 14 da ALAMI — Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba.

____

Clique aqui para ler, neste site, um dos apontamentos de Benedito Santana sobre a Família Morais.

 

VOLTAR